Skip to main content
Anúncios

Disputa pelo Maracanã fica acirrada, Flamengo e Fluminense tem acordo, Vasco está excluído.

Flamengo e Fluminense finalizaram os termos do contrato para formar um consórcio para contestar a concessão final do Maracanã. Propostas depois de lutar por uma partida contra o esporte não incluem Vasco. O Fla-Flu, dupla entende que existe um mecanismo para completar os termos dos anúncios de serviço público sem outras equipes como os vascaínos.


Os dois clubes já negociaram os termos da parceria final para administrar o estádio. Segundo informações, as atas foram trocadas e o negócio foi acertado com os detalhes finais. O Flamengo atualmente possui uma concessão, com o Fluminense como interventor. Os dois vão competir juntos em uma licitação. Em evento no CT do Fluminense, o presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, confirmou que houve uma reunião para formalizar o acordo com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.

“A participação da licitação é entre Flamengo e Fluminense. O Vasco sempre se manifesta pela imprensa, mas não teve conversa [com Fla e Flu]. Atitudes como essa só dificultam mais a conversa”.

Bittencourt

O Flamengo também começou a excluir a participação do Vasco no grupo após dificuldades com o jogo Sport. Havia uma boa relação entre Landim e Jorge Salgado, e havia uma discussão prévia entre os dois clubes. No entanto, a batalha de hoje acabou com o clima de retomada das negociações. Sem um terceiro clube, a dupla Fla-Flu, sim, entende que é possível atender às exigências da competição.


O primeiro edital no Maracanã estipula que os participantes devem provar que têm “o direito de realizar pelo menos 70 compromissos oficiais de futebol”. 54 deles são para as séries A e B do Brasileirão ou competições internacionais. Inicialmente, isso é interpretado como exigindo três clubes no grupo. Os dirigentes de Flamengo e Fluminense estudaram o texto e entendem que podem cumprir seu compromisso na ausência de outros times. Depende de como o texto é interpretado em relação ao sinal do jogo e ao contrato do clube.


Além disso, a dupla Fla-Flu entende que o Vasco pode disputar as partidas no São Januário, o que dificulta que Vasco faça sugestões condizentes com o número de partidas. E um potencial parceiro, o Botafogo, está fazendo concessões no Nilton Santos. A ideia é, sim, outros clubes como o Vasco terem o direito de jogar no estádio, mas por conveniência dos dois clubes, paralelamente, o Flamengo projeta seu estádio em outra área da cidade.

Há previsão de reunião com a prefeitura do Rio para discutir o assunto. Mas isso não tira o clube da licitação do Maracanã: o outro projeto serve como pressão e alternativa se o estádio público não der certo.

Até porque o governo do Estado do Rio de Janeiro tem enrolado com o processo de licitação do Maracanã. O primeiro edital de licitação foi feito em outubro de 2021 quando Fla-Flu já estavam há mais de dois anos no estádio. E, depois disso, o governo não fez mais nada, sempre prometendo definir o processo no mês seguinte.

Equipe Redação

Formado em Administraçao de Empresas e apaixonado por Futebol. Escrevo regularmente para o site futebolesperto.com e forneço análises detalhadas e análises aprofundadas de aplicativos para ajudar os usuários.